Blogs » Curiosities » A História do Espanhol (resumo)

A História do Espanhol (resumo)

•  A história do espanhol começou há muitos séculos atrás. O espanhol oficialmente chamado castellano é um idioma latim com fortes influências árabes e inclusive germânicas. O idioma começou a nascer no século III a.C. com a chamada romanização da Península Ibérica e a implantação do latim como idioma oficial. Na mesma época começaram a surgir variações no idioma que era utilizado na península, o idioma que nasceu com essas variações tinha o nome de latim vulgar. Essas variações começaram a surgir pois a capital do império romano estava muito distante das demais cidades e nações que faziam parte de seu império e as atualizações do idioma demoravam chegar a todas elas. Após a queda do Império Romano no séc. V o latim vulgar evolui progressivamente por toda a Europa latina, sempre se diversificando. Neste mesmo século começaram as invasões bárbaras que fazem com que os habitantes da península incorporem vocábulos germânicos ao seu idioma, modificando ainda mais a atual evolução do latim vulgar. As grandes influências externas que afetaram o idioma terminaram no século VIII com a expansão muçulmana pela Península Ibérica. Em pouco tempo mais de quatro mil vocábulos foram incorporados ao idioma. O idioma espanhol realmente começou a ter relevância em meados do século XII com o apoio e as obras escritas por Alfonso X o Sábio, Rei de Castilla e Rei de León.

reiNo entanto, foram encontrados textos muito mais antigos que ostempos do rei. Um bom exemplo são os Cartularios de Valpuesta, escritos por volta do ano 804. Alfonso X o Sábio (1252-1284) Alfonso institucionalizou as escolas de tradutores de Toledo. Delas surgiram uma forma do que seria o “castellano medieval”, conhecida como o castellano alfonsino que o próprio rei utilizou     para escrever suas diversas obras.  Depois do chamado espanhol medieval surgiram o espanhol áurico ou médio e o espanhol moderno que é o que conhecemos hoje. Em 1492 foi publicada em Salamanca, Antonio de Nebrija a primeira gramática da língua espanhola, que também foi a primeira gramática de uma língua moderna europeia. (Clique para fazer download da gramática atual)